A entrada na primavera representa para os portugueses não apenas uma mudança de estação do ano. Com ela, vem o também designado horário de verão, que altera os nossos hábitos de consumo e de relacionamento. Há muita coisa que muda com a entrada da primavera, por exemplo o tipo de alimentos que ingerimos, os convívios sociais no exterior ou as longas caminhadas de final do dia para recuperarmos a forma para a época balnear.
Por tudo isto e muito mais, é um bom momento para ajustar alguns comportamentos e aproveitar o que a natureza nos dá para reduzir o consumo energia e, como tal, poupar todos os meses.
Neste artigo, apresentamos-lhe 10 dicas que farão a diferença quando chegar a sua fatura de energia e ajudá-lo a entrar nesta estação ainda mais Leve, porque o que queremos mesmo é que Viva Mais.
10 dicas para poupar energia na primavera
Aproveite a luminosidade
A primavera é também sinónimo de dias soalheiros, com mais luz natural, pelo que deve aproveitar isso mesmo para iluminar a casa e torná-la mais eficiente em termos energéticos. Poderá calcular a luminosidade necessária para cada divisão de uma forma simples e aproveitar para mudar as suas cortinas para cores mais claras.
O aquecimento natural da casa poderá, inclusive, fazer face a outros problemas existentes em casa, como é o caso da humidade ou outros que se debate durante os meses mais frios.
Aproveite a temperatura amena
A temperatura ideal varia em função do clima, que, por sinal, está relacionado com as estações do ano. Na primavera, poderá até não sentir o calor do verão, porém, as temperaturas começam a subir e deverá fazer esta transição de uma forma gradual, deixando, também, que o seu corpo se habitue às novas temperaturas.
Se nos meses de mais calor, poderá necessitar de equipamentos como o ar-condicionado para refrescar a casa e nos meses de mais frio para aquecer a mesma, a verdade é que a primavera é a estação ideal para tentar não utilizar este tipo de equipamentos, uma vez que a diferença entre a temperatura exterior e interior é menor. Aproveite estes meses para diminuir o seu consumo dos eletrodomésticos.
Regule o frigorífico
Este equipamento, na grande maioria das habitações, está ligado 24h, todos os dias do ano, pelo que é considerado um dos equipamentos que mais consome energia, podendo representar entre 20 a 30% da fatura de energia. Se é verdade que com o aquecer das temperaturas poderá necessitar de mais utilização deste equipamento, não é menos verdade que esta é uma boa altura para regular a temperatura. Como nem todos os frigoríficos são iguais, deverá ir aumentando, gradualmente, a temperatura até que o termostato esteja à temperatura ideal para a época do ano.
Poderá, também, aproveitar para arrumar o frigorífico, libertando espaço que, por sinal, tem impacto no consumo de energia.
Seque a roupa no exterior
A máquina de secar roupa é também um dos equipamentos que mais consome, pelo que deverá aproveitar os dias de sol para secar a roupa no exterior. O benefício não é apenas na fatura de eletricidade, também o ajudará a evitar outras situações como a humidade dentro de casa, na medida em que secar a roupa no interior, por exemplo, com recurso a estendais elétricos aumenta a humidade das habitações.
Tome banhos eficientes
Seja no inverno, seja no verão, há pessoas que não dispensam um banho com água bem quente, é um facto. Outras que mesmo nos meses mais frios, fazem questão de tomar banho de água fria, não apenas por uma questão de poupança de energia. São vários os sistemas de aquecimento de água, mas, todos eles, funcionam da mesma forma: quanto mais quente for a água, maior é a necessidade energética e, por conseguinte, o gasto.
Tome banhos mais curtos e, preferencialmente, com água morna. Aproveite a primavera e as temperaturas mais quentes para alterar os seus hábitos.
Repense a decoração
Sabia que cores mais claras absorvem menos calor, o que torna a temperatura mais amena? Pois bem, se estava a equacionar repensar a decoração da sua casa, aproveite este momento. Não apenas nas cores claras, que também aumentam a sensação de luminosidade e amplitude nas divisões, mas também na disposição dos seus móveis. Por exemplo, se nos dias mais escuros, associados às estações mais frias, o local onde está o seu escritório não tem grande impacto, uma vez que terá de ter sempre luminosidade artificial, a partir da primavera já não é bem assim. Utilize as divisões com mais luz natural para atividades que exigem um maior nível de luminosidade.
Altere os seus cozinhados
Falamos, logo no início do artigo, de caminhadas para retomar a boa forma física para o verão, mas também poderá aproveitar a primavera para cozinhados mais suaves, como saladas ou ceviches, que não necessitam do calor do fogão ou do forno.
Poupar enquanto viaja
A mudança para o horário de verão dá-nos mais horas com sol, o que torna mais apetecível as viagens, uma vez que conseguimos, como se costuma dizer, aproveitar melhor o dia. Ora, se está a planear uma viagem ou um fim de semana mais prolongado, também deverá planear quais os eletrodomésticos que poderá desligar. Sim, desligar mesmo, por forma a evitar o consumo stand-by. Se, por exemplo, o frigorífico não poderá desligar totalmente, devido aos alimentos que ainda possam estar dentro da validade quando regressar, o mesmo não se aplica às televisões ou à Box TV e ao Router. Antes de viajar, verifique quais os eletrodomésticos que poderá desligar totalmente e, desta forma, evitar o consumo silencioso.
Reveja o seu ciclo horário
Partimos do pressuposto que já escolheu o Plano de Eletricidade e Gás mais apropriado para os seus hábitos de consumo, e que sabe como poupar energia (não apenas eletricidade e gás natural) e, por isso, poderá estar na altura de rever o seu ciclo horário, em função dos novos hábitos primaveris. Nesta altura do ano janta mais tarde? Está menos tempo em casa durante o fim de semana? Convida familiares e amigos para jantares de fim de semana? Todas estas alterações de hábitos poderão ser ajustadas no seu Plano de Eletricidade e Gás, com a alteração do ciclo horário, pelo que deverá consultar este artigo e contactar a sua comercializadora. Se ainda não mudou para a Repsol, é uma boa altura para o fazer, pois as nossas equipas ajudá-lo-ão a selecionar uma tarifa que vá ao encontro das suas necessidades.
Verifique a sua potência contratada
Da mesma forma que poderá alterar os seus hábitos de consumo nesta altura do ano, não é menos verdade que, possivelmente, não necessitará de ter tantos equipamentos ligados ao mesmo tempo, por exemplo, a máquina de secar roupa, o ar-condicionado e a máquina de lavar loiça. Por isso, deverá considerar alterar a potência contratada, garantindo, na mesma, que o seu quadro elétrico não dispara.